Quando fazemos uma citação, há várias regras que temos de respeitar.

X

  • As aspas

Dita a norma que as aspas utilizadas na língua portuguesa são as aspas em linha (« »).

X

  • Como introduzir e fechar a citação

Vírgula e ponto final após as aspas: Como escreveu Afonso Cruz, «No fundo, toda a evolução das espécies se sustenta em hífenes, em elos perdidos e achados».

Dois pontos e ponto final dentro das aspas: Como escreveu Afonso Cruz: «No fundo, toda a evolução das espécies se sustenta em hífenes, em elos perdidos e achados.»

Dois pontos e ponto final após as aspas, quando a citação inicia com letra minúscula: Como escreveu Afonso Cruz: «toda a evolução das espécies se sustenta em hífenes, em elos perdidos e achados».

X

  • Utilizar os parênteses rectos

Para sinalizar partes eliminadas: Como escreveu Afonso Cruz, «No fundo, toda a evolução […] se sustenta em hífenes, em elos perdidos e achados».

Podemos omitir este sinal em casos óbvios. Quando a citação começa por minúscula, está implícito que há uma parte eliminada antes do início da citação, e podemos não a iniciar com «[…]. Da mesma forma, quando a citação termina com um ponto final, está implícito que há uma parte eliminada após o fim da citação, e podemos não a termnar com .[…]»

Para corrigir erros, imaginando aqui que o autor se esquecera da palavras «das»: Como escreveu Afonso Cruz: «No fundo, toda a evolução [das] espécies se sustenta em hífenes, em elos perdidos e achados.»

X


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *