Há uns dias, tive de consultar a palavra «torrencial» num dicionário. Senti-me ligeiramente estúpida quando percebi que a palavra «torrencial» que tinha ouvido e cujo sentido não me tinha sido claro é a mesma que se usa na expressão «chuva torrencial». Claro que nesse contexto não teria havido dúvida quanto ao seu significado.

Lembrei-me do que estudei sobre a desconstrução de lugares-comuns. Devemos evitá-los porque são lidos de forma abstracta e automática e não permitem aos leitores o desenvolvimento de uma imagem mental concreta. Por exemplo, quando dizemos «época áurea», serão muitos os leitores que conhecem a expressão, mas serão poucos os que associam a palavra «áurea» a ouro. Há palavras que efectivamente apenas utilizamos em lugares-comuns, mas das quais desconhecemos o sentido e não as saberíamos usar fora desse contexto. Foi o que me aconteceu com a palavra «torrencial».

Assim, fui procurar outros lugares-comuns que me causassem estranheza e aqui os partilho.  

x

Pedir encarecidamente: encarecidamente significa «com empenho».

Crime hediondo: hediondo significa «depravado», «sórdido», «repugnante», «nojento».

Caminho sinuoso: sinuoso significa «ondulado ou recurvado em várias direcções», «tortuoso».

Árvores frondosas: frondosas significa «que têm muitas folhas», «abundantes de ramos», «copadas», «espessas».

Erro crasso: crasso significa «espesso», «cerrado», «denso», «grosseiro». Grosseiro significa «que é grosso ou de má qualidade», «mal feito», «rude».

Envidar esforços: envidar significa «chamar», «convidar», «provocar», «recorrer com esforço ou empenho a», «empregar dedicamente».

Esconjurar demónios: esconjurar significa «exorcizar».

x


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *