Em 1974, no seu Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem, questionava Rodrigo de Sá Nogueira:

x

«Realizar. Realização — Toda a gente sabe que realizar significa: “Tornar real. Praticar. Efectuar. Converter em dinheiro ou em valor monetário. (“De real)”. (Cândido de Figueiredo, Dic.), e que realização significa: “Acto ou efeito de (realizar)”, (id. ibid.). — Num reclamo da T.V., em que se pedem enfermeiras, oiço todas as noites uma enfermeira contar a sua história, em que diz sentir-se feliz por haver abraçado a profissão de enfermeira, terminando com esta frase: “…sinto-me realizada profissionalmente“. — Sinto-me realizada profissionalmente?! Que quererá isto dizer? Que se sente “tornada real, tornada uma realidade profissionalmente?” — Antes diz, se bem entendi, que para se ser boa enfermeira é necessário ter “dedicação, calor humano, realização pessoal“. Que será isso de “realização pessoal”?»

x

Na incredulidade de Rodrigo de Sá Nogueira conseguimos, ironicamente, perceber o sentido figurado (e ligeiramente poético) desta expressão. E hoje já a encontramos dicionarizada, por exemplo, no Houaiss e no Priberam.

x

Houaiss

realização s.f. (1795 cf. MS6) 1 acto ou efeito de realizar(-se) 2 tudo o que se põe em prática, que se consegue realizar 2.1 algo que se obtém com esforço 3 p.ext. grande feito, acto de heroísmo 4 CINE TV condução do trabalho de actores e outras pessoas envolvidas na realização de um filme, um espectáculo, um programa de televisão, etc.; direcção 5 ECON transformação de título(s) em capital 6 JUR execução de uma obrigação de carácter financeiro; efectivação, cumprimento 7 LING m.q. ACTUALIZAÇÃO

x

Priberam

re·a·li·za·ção
(realizar + -ção)
nome feminino

1. Acto ou efeito de realizar ou de se realizar.

2. O que se realizou ou se tornou real.

3. Satisfação ou sucesso numa tarefa, numa função, numa actividade ou num desejo (ex.: realização afetiva; realização pessoal; realização profissional).

4. [Portugal]  Planificação e execução de um filme ou de uma emissão de televisão ou de rádio. (Equivalente no português do Brasil: direcção.)

5. [Economia]  Conversão de um bem ou de um título em dinheiro.

6. [Linguística]  Cada uma das variantes fonéticas acústicas de um fonema, consoante o contexto (ex.: o fonema /l/ pode ter as realizações [l], como em atleta, flecha, lado ou valer, e [ɫ], como em mal ou soldar). = ALOFONE


“realização”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/realiza%C3%A7%C3%A3o [consultado em 17-09-2020].

x


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *