O hífen tem a nobre função de nos informar de que uma palavra composta não deve ser lida no seu sentido literal (1). É tantas vezes esquecido que a maioria das pessoas nem repara na sua ausência em palavras com as quais nos cruzamos diariamente.
X
No supermercado / Em restaurantes
É o hífen que nos permite perceber que a sopa de alho-francês que estamos a comer é feita com esse legume e não com um alho que veio de França. Ou que a batata-doce que vamos assar no forno não é apenas uma batata com mais doçura do que a habitual.
O mesmo se passa com o arroz-doce, com o leite-creme ou com o caldo-verde. Sem o hífen, não são duas sobremesas e uma sopa, são um arroz qualquer que é doce, um leite qualquer que é creme e um caldo qualquer que é verde.
X
Nas mensagens entre amigos
Eu não queria ser má-língua, mas… sem hífen o que temos é uma língua com mau carácter.
Se nos convidarem para jogar à roleta-russa, mas sem hífen, nada devemos temer. É apenas uma roleta feita na Rússia. Até pode ser que nos calhe o número vencedor. Já se o convite for para andar numa montanha-russa, mas sem hífen, cuidado, pode ser uma viagem cara daqui até, quem sabe, à Cordilheira do Cáucaso.
X
Nos correios electrónicos profissionais
Duvido bastante que fazer uma mesa-redonda, mas sem hífen, sobre determinado projecto seja produtivo. A não ser que se trate de uma empresa de carpintaria.
Num correio electrónico paralelo, no qual queremos desabafar sobre o colega que fala, fala, fala e não diz nada porque são tudo lugares-comuns, também não devemos esquecer o hífen. Excepção feita se, estranhamente, o colega passar o dia a nomear sítios que são comuns.
X
Nos comentários ofensivos
Se quer deixar um comentário ofensivo no blogue de um pato-bravo, também convém usar o hífen. Caso contrário, apenas está a elogiar a pessoa por ser um corajoso quá-quá.
X
(1) O Acordo Ortográfico de 1990 veio desvirtuar esta nobre função. Ou talvez não. Confuso? Pois, o Acordo Ortográfico tem esse dom. Sobre este tema, recomenda-se a leitura deste artigo.
X
0 comentários