Imagine-se um pôr-do-sol lindíssimo. Imagine-se também que o queremos descrever a alguém. Usar a palavra lindíssimo será batota. Imagine-se ainda que para o descrever, temos de usar adjectivos começados por efe. Anote o leitor os três adjectivos começados por efe que utilizaria. (1)

Outro exercício. Imagine que quer adjectivar algo como sendo relativo a fábula. Que palavra utiliza? Uma pista: começa por efe. (2)

Mais um. Agora quero que anote um sinónimo, começado por efe, claro está, de fingindo, quimérico, que não tem realidade. (3)

Para terminar, precisamos de um sinónimo de pavoroso, diabólico, horrendo, assustador. Sim, continuamos a insistir na letra efe. (4)

Curioso, não?

Como nos diz Manuel Monteiro no Dicionário de Erros Frequentes da Língua: «Verdade que outras palavras são empregadas commumente com um significado que contradita ou extravasa além do razoável o étimo, mas “formidável”, “fabuloso” e “fantástico” são casos especiais dada a quantidade de sinónimos que temos na língua portuguesa — “maravilhoso”, “óptimo”, “boníssimo”, “excelente”, “magnífico”, “magnificentíssimo”, “mirífico”, “incrível”, “admirável”, “sublime”, “esplêndido”, “deslumbrante”, “grandioso”, “extraordinário”, “sensacional”, “soberbo”, “superbíssimo”, “deslumbrante”, “brilhante”, “espectacular”, “fenomenal” e tantos outros».

x

(1) Os três adjectivos serão fabuloso, fantástico, formidável.

(2) Fabuloso.

(3) Fantástico.

(4) Formidável.

x


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *